Tarifa Social 2022: Quem Tem Direito? Descontos da Energia Elétrica!

As contas de energia elétrica estão tendo reajustes consecutivos e deixando os brasileiros ainda mais preocupados em como quitar os valores e estabelecer uma melhor gestão financeira. Sendo assim, separamos informações sobre a Tarifa Social 2022 e como o programa pode ajudar pessoas de baixa renda. Veja mais detalhes sobre a Tarifa Social 2022 aqui!

Tarifa Social 2022
Tarifa Social 2022

O que é Tarifa Social 2022?

A Tarifa Social de Energia foi criada em 2010 com o intuito de conceder benefícios às pessoas de baixa renda através de descontos nas contas de energia elétrica.

Os percentuais variam a depender do público alvo, porém, o que se sabe é que os percentuais podem chegar a redução de até 100%.

Para ter direito às facilidades é necessário realizar um cadastro prévio junto ao site, telefone ou presencialmente na companhia de energia elétrica do seu município.

Os documentos variam a depender do grupo específico, entre eles estão:

  • Documento de Identificação;
  • Número do NIS;
  • Relatórios e documentos médicos que comprovem uma das doenças inseridas do grupo alvo.

Após a solicitação e realização do cadastro, caso concedido, o beneficiário será informado sobre o reajuste na conta de energia. Os percentuais de desconto serão informados junto ao boleto de cobrança.

Entre os códigos apresentados estão e as informações completas estão entre as informações importantes da fatura.

Apesar de muitas pessoas se preocuparem sobre o prazo de cadastro, a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – informa que os questionários e as informações podem ser realizadas em qualquer período do ano.

Para isso, basta que sejam reunidos os dados pedidos pelo órgão e que haja comprovação sobre a veracidade das informações.

Outra dúvida recorrente é sobre a perda do benefício. A Tarifa Social 2022 não é vitalícia, logo, se o cliente beneficiário deixar de cumprir os requisitos ou sair dos públicos alvo assistido pelo programa pode perder o reajuste na conta de energia elétrica.

Veja os grupos que têm direito ao benefício.


Quem tem direito ao desconto na conta de energia elétrica?

O desconto e a atribuição do percentual de redução na tarifa de energia está direcionada às seguintes grupos:

  • Família inscrita no CadÚnico;
  • Famílias indígenas ou quilombolas;
  • Pessoas inscritas no BPC/Loas;
  • Pessoas inscritas no CadÚnico portadores de patologias.

Tarifa Social 2022

✓ Confira mais benefícios que você poderá solicitar:

O primeiro grupo é para as pessoas inscritas no Cadastro Único e que tenham renda menor que meio salário mínimo por pessoa. Os grupos indígenas ou quilombolas que não possuírem RG podem ser identificados por meio de documentos próprios como o RANI.

Os portadores de patologias, inscritos do CadÚnico Bolsa Família 2022 e que precisam de uso contínuo de aparelhos com uso de energia elétrica também têm direito à Tarifa Social 2022.


Quais são os descontos oferecidos na tarifa de energia?

Os descontos são direcionados aos grupos específicos e variam de acordo com o consumo mensal. Os grupos indígenas ou quilombolas que tiveram gastos até 50 KWh podem receber até 100% de desconto, de 51 KWh até 100 KWh o percentual de redução é de 41% e acima de 101 KWh o desconto é de 10%.

Tarifa Social 2022

Já os indígenas ou quilombolas tem regras diferenciadas. Para este grupo, o consumo de 30 KWh tem direito a 65%, entre 31 KWh e 101 KWh o valor é de 40% e acima de 101 KWh o desconto é de 10%.

É importante manter os cadastros sempre em dia e evitar cortes. Famílias que residem em situação de aluguel devem informar assim que mudarem de residência.

Para mais detalhes e esclarecimentos sobre a Tarifa Social 2022, continue acompanhando o portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Tarifa Social 2022: Quem Tem Direito? Descontos da Energia Elétrica!

Eduarda de Andrade
Especialista em produção de conteúdo voltado para a internet desde 2019, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre programas do Governo federal com foco no Bolsa Família. Assim, trazendo para o nosso site, informações, notícias e dicas para melhorar informar os nossos leitores.