O passe livre estudantil 2022 é uma ferramenta que permite aos alunos utilizar o transporte coletivo de forma gratuita. Veja a seguir detalhes sobre o assunto e saiba como solicitar o passe livre estudantil 2022. Além disso, no texto a seguir trouxemos esclarecimentos sobre os requisitos para o cadastro. Confira!

GUIA DE CONTEÚDO
O que é passe livre?
O passe livre é a possibilidade de transitar por meio do transporte público de forma gratuita. O que se sabe é que a lei que mantém a gratuidade nos transportes coletivos é destinada ao público da terceira idade e aos deficientes.
Entretanto, alguns estados já disponibilizam o passaporte gratuito aos estudantes mediante cadastro prévio. Além disso, após a solicitação é preciso enviar documentos que comprovem a carga horária e o turno escolhido.
Essas informações servem para o sistema basear a quantidade de passagens necessárias ao estudante.
✓ Veja mais benefícios que você pode se inscrever:
A frequência escolar é importante sob consequência do corte no cadastro do passe livre estudantil 2022.A cota assim como as regras para aquisição do benefício fica por conta de cada região.
Os estados que participam do programa são:
- Distrito Federal;
- São Paulo;
- Rio Grande do Sul;
- Pernambuco e;
- Rio de Janeiro.
Como solicitar o passe livre estudantil 2022?
O pedido do passe livre estudantil 2022 deve ser solicitado levando em consideração cada cidade e estado. Como a regulamentação não é de caráter nacional, cada estado pode compor os requisitos necessários e apresentar as regras próprias.
Inicialmente é importante que o aluno ou responsável entre em contato com a Secretaria de Educação do município, ou a prefeitura para informar sobre os requisitos para participar do programa.
Entretanto, entre os documentos mais pedidos no momento do cadastro são:
- RG;
- CPF
- Comprovante de Residência;
- Histórico Escolar.
Caso haja normas adicionais, os portais municipais se encarregam de avisar aos estudantes. Em alguns locais, é necessário a retirada de uma foto 3×4 no momento do cadastro.
Quem tem direito ao benefício?
O passe livre é para os estudantes. Entretanto, em alguns estados o critério renda é levado em consideração. Sendo assim, as pessoas que tem direito são:
- Estudantes da rede pública e privada de ensino;
- Frequência Escolar Comprovada;
- Bolsistas de programas estudantis.
Os programas estudantis que permitem a participação no projeto são FIES e Prouni. Esses são programas que possibilitam o acesso à rede de ensino superior. Algumas regiões possibilitam que os alunos de escolas técnicas participem do procedimento.
Outras recomendações existentes são de baixa renda que comprovem até 1,5 salários mínimos mensais. É importante lembrar que para pedir o passe livre é preciso morar em uma distância considerada no ambiente escolar.
Apesar de muitas pessoas terem dúvidas sobre as passagens e a funcionalidade do programa durante as férias, é preciso lembrar que o cartão estudantil não funciona nas férias, pois o passe livre estudantil 2022 funciona apenas no período educacional.
✓ Confira mais formas de transitar com benefícios:
A Secretaria de Transporte ou de Mobilidade detém as informações sobre o programa. As pessoas que já estão inseridas no sistema precisam fazer o recadastramento anual ou quando sofrerem alguma alteração cadastral.
Nesse caso, geralmente as prefeituras dos municípios realizam a chamada para renovação das informações. Algumas vezes o aluno precisa entregar um novo comprovante de endereço ou um novo histórico escolar devido à mudança de unidade.
É válido lembrar que caso o recadastramento seja necessário por alguma irregularidade, é preciso que o aluno ou responsável compareça o quanto antes para evitar o cancelamento. Para mais detalhes sobre o passe livre estudantil 2022, continue acompanhando o portal.