NIS Bolsa Família 2022: Calendário de Pagamento e Consulta pelo NIS

O NIS Bolsa Família 2022 é um número liberado para os cadastrados no programa do Governo Federal. Por meio da inscrição e atualização dos dados cadastrais, os beneficiados recebem o valor mensalmente de acordo com os critérios do programa. Para mais informações sobre como consultar o pagamento pelo NIS Bolsa Família 2022, continue lendo a seguir!

NIS Bolsa Família 2022
NIS Bolsa Família 2022

O que é o NIS Bolsa Família 2022

As pessoas que recebem os auxílios do Governo Federal têm o NIS cadastrado no sistema. O chamado Número de Identificação Social funciona como um CPF dos benefícios.

Por meio dele, são acessados os dados e todo o histórico de benefícios recebidos por aquele cidadão.

O responsável pelo estabelecimento do NIS Bolsa Família 2022 é a Caixa Econômica Federal. Além dos benefícios sociais, o NIS é uma forma de assegurar os direitos trabalhistas, como por exemplo, 13º salário, férias, seguro-desemprego.

Como o número é uma forma de cadastro, por meio desses 11 dígitos é possível a inscrição em programas sociais.

No entanto, é importante destacar as diferenças entre NIS, PIS e NIT. Apesar de serem números de identificação, são divergentes e cada um tem a própria função.

O Número de Identificação Social é destinado às pessoas amparadas por projetos sociais, o PIS é chamado de Programa de Interação Social e é um número de identificação de trabalhadores formais.

Já o NIT é o Número de Identificação do Trabalhador destinado aos trabalhadores autônomos.

O NIS e o PIS são o mesmo número para pessoas que têm a carteira de trabalho regulamentada.

O Bolsa Família foi criado em 2003 é caracterizado como uma das principais fontes de renda de pessoas que estão em condição de vulnerabilidade econômica.

Para receber o valor mensal, é preciso ter o cadastro Bolsa Família 2022. Essa inscrição geralmente é realizada após a visita domiciliar.

Caso contrário, as pessoas  podem se dirigir ao CRAS mais próximo e levar a documentação de identificação e comprovação de renda de todos os membros familiares.

Além disso, a atualização dos dados é fundamental para a continuidade do novo valor do Bolsa Família 2022 mensal. 


Como consultar o calendário de pagamento

A tabela de pagamento é separada de acordo com o final do NIS. Essa é uma forma de organizar a liberação do valor e avisar aos beneficiários sobre o pagamento mensal.

Através do portal do Governo Federal, as datas são informadas à população. É válido mencionar que o pagamento Bolsa Família 2022 sempre acontece nos últimos 10 dias úteis de cada mês.

O benefício do programa será pago sempre nos últimos dez dias úteis de cada mês, de forma escalonada. A exceção só ocorre em dezembro, quando o pagamento tem como limite o dia 23, em função das festas de fim de ano.

Para saber em que dia o benefício ficará disponível para saque ou crédito em conta bancária, a família deve observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), impresso no cartão de cada titular.

Para cada final do NIS há uma data correspondente por mês. Se o NIS do titular termina com o número ‘1’, em janeiro, por exemplo, os pagamentos se iniciam no dia 18.

Fonte: Portal Governo Federal

Confira a seguir o último calendário divulgado pelo portal. Aguarde mais informações.

NIS Bolsa Família 2022


Como consultar o Bolsa Família pelo NIS

Para que seja feita a consulta do Bolsa Família 2022, é necessário que o cidadão saiba onde encontrar o NIS. O acesso ao número pode ser feito das seguintes formas:

  • Carteira de Trabalho;
  • FGTS;
  • Cartão Cidadão.

Apenas as novas Carteiras de Trabalho tem o número informado na página inicial do documento. Essas, em formato digital, podem ser acessadas por meio do aplicativo disponível.

Por meio do extrato do FGTS também pode ser feita a consulta. Para isso, o beneficiário precisa acessar o portal da Caixa Econômica Federal e procurar pela aba específica ou por meio do aplicativo liberado para download.

NIS Bolsa Família 2022

A forma mais fácil e simples de encontrar os números do NIS é através do Cartão Cidadão,  abaixo do nome do titular e acima da data de emissão.

Para realizar a consulta do benefício pelo NIS Bolsa Família 2022, basta seguir os passos:

  • Acessar o site aqui;
  • Clicar em consultar famílias beneficiadas;
  • Preencher o número do NIS e o CPF do titular do benefício;
  • Clique em consultar.

Para mais detalhes e novidades, acompanhe a página.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

NIS Bolsa Família 2022: Calendário de Pagamento e Consulta pelo NIS

Eduarda de Andrade
Especialista em produção de conteúdo voltado para a internet desde 2019, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre programas do Governo federal com foco no Bolsa Família. Assim, trazendo para o nosso site, informações, notícias e dicas para melhorar informar os nossos leitores.