Identidade Jovem 2022: Quem Tem Direito? Inscrições ID Jovem

A Identidade Jovem 2022 é um programa social que proporciona benefícios às pessoas de baixa renda. Contudo, assim como qualquer projeto, este também apresenta critérios próprios que determinam a adesão. Continue acompanhando o texto a seguir e veja como se inscrever e quem tem direito a Identidade Jovem 2022!

Identidade Jovem 2022
Identidade Jovem 2022

O que é Identidade Jovem 2022?

Mais conhecido como ID Jovem 2022 é um programa social regido pela Lei 12852/2013 responsável pela administração dos decretos do Estatuto da Criança e do Adolescente. A Identidade Jovem foi criada com o intuito de ampliar e garantir oportunidade de acesso à cultura e ao turismo. 

Essa ação é possibilitada através de descontos em teatros, cinemas, clubes, shows e viagens interestaduais.

A iniciativa é nobre e uma porta de entrada para o contato direto com a arte que pode ser expandida para admiradores e simpatizantes do trabalho artístico.

A carteira do programa permite que os jovens em situação de vulnerabilidade econômica e social possam frequentar lugares culturais pagando 50%. O projeto vem crescendo e tornando uma proporção ainda maior, só em 2020 cerca de 1 milhão de documentos foram emitidos.

✓ Confira mais dicas de benefícios:

Os criadores e defensores do projeto reiteram que a ação tem a ver com o cumprimento da lei e da obrigação do estado de proporcionar acesso à educação, esporte, cultura e lazer. Veja a seguir quem tem direito de inscrever na Identidade Jovem 2022.


Quem tem direito de entrar no programa?

Como mencionado, para adentrar e ter direito ao percentual de desconto é fundamental cumprir as regras pré estabelecidas pelo programa.

Sendo assim, a Identidade Jovem 2022 é direcionado aos jovens com faixa etária de 15 a 29 anos e que possam comprovar renda familiar mensal de até 2 salários mínimos. 

Além disso, para emissão do documento, o jovem precisa ser inscrito no CadÚnico do Governo Federal. Este cadastro é essencial para pessoas que desejam ser assistidas por programas sociais.

Por meio de questionários, o sistema vai aderir os dados informados e investigar sobre a veracidade dos mesmos.

Para realizar a inscrição do CadÚnico é fundamental dirigir-se presencialmente ao CRAS ou à prefeitura do seu município, já que a inscrição não é realizada pela Internet. Além disso, o cidadão ainda poderá fazer um agendamento CRAS 2022 para atendimento presencial.

É necessário apresentar documentos de identificação com foto de todos os membros que compõem o núcleo familiar, comprovante de residência e Carteira de Trabalho. Porém, o acompanhamento dos programas sociais pode ser feito pelo Meu CadÚnico.


Como fazer a inscrição da Identidade Jovem 2022?

A inscrição para o ID Jovem pode ser realizada pela internet, contanto que a pessoa já tenha o NIS em mãos, proveniente do CadÚnico. Para realizar a inscrição, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site o programa oficial clicando aqui;
  • Vá para emitir ID Jovem;

  • Preencha o questionário e espere a finalização do procedimento.

Por meio do questionário apresentado, o jovem deve inserir dados pessoais, assim como nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

As pessoas que desejarem fazer todo o procedimento pelo celular precisam fazer o download do aplicativo relacionado ao programa. Após baixar o programa, o questionário também precisa ser preenchido.

Caso haja algum erro durante a emissão do programa, é possível que haja a necessidade de atualização cadastral junto ao CRAS do seu município.

Para solucionar o problema, dirija-se ao órgão com todos os documentos citados acima e renove o cadastro para ter direito a Identidade Jovem 2022. Para mais esclarecimentos sobre o programa, continue acompanhando o portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Identidade Jovem 2022: Quem Tem Direito? Inscrições ID Jovem

Eduarda de Andrade
Especialista em produção de conteúdo voltado para a internet desde 2019, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre programas do Governo federal com foco no Bolsa Família. Assim, trazendo para o nosso site, informações, notícias e dicas para melhorar informar os nossos leitores.