Consulta Pública Bolsa Família 2022: Consultar pelo CPF e NIS (SIBEC)

A consulta pública Bolsa Família 2022 tem o intuito de manter a transparência e divulgar os nomes dos beneficiados do auxílio. Essa é uma forma efetiva para controle, segurança e é de responsabilidade da Controladoria Geral da União (CGU). Para mais informações sobre a consulta pública Bolsa Família 2022, continue lendo a seguir!

Consulta Pública Bolsa Família 2022
Consulta Pública Bolsa Família 2022

Bolsa Família 2022

O programa Bolsa Família existe desde 2003 através da união de outros benefícios existentes, como por exemplo, o Bolsa Escola.

A fundação e criação do auxílio financeiro se deu no Governo do Ex-Presidente Lula e até então tem sido suporte financeiro para quase 15 milhões de pessoas.

O principal objetivo do programa é minimizar a curva da pobreza e diminuir as desigualdades sociais existentes no país. Para se inscrever no programa, é preciso seguir os critérios de inclusão que são:

  • Renda mensal de R$ 89;
  • Renda mensal de R$ 178;
  • Não ter um emprego formal.

As pessoas que se enquadrarem nos parâmetros citados acima, podem se dirigir ao CRAS mais próximo de sua residência. Geralmente, os profissionais responsáveis ou assistentes sociais realizam visitas periódicas domiciliares para realização de cadastro dos benefícios do Governo Federal.

Com a assistência e iniciativa financeira, o Bolsa Família foi considerado um dos maiores programas de combate à pobreza do mundo.

consulta pública Bolsa Família 2022

✓ Veja mais novidades sobre o Bolsa Família para 2022:

Acompanhe a seguir como realizar a consulta pública Bolsa Família 2022.


Consulta pública Bolsa Família 2022

A consulta pública Bolsa Família 2022 é um método que tem a função de garantir a transparência das informações.

Apesar de que o Bolsa Família 2022 é um  dos programas do Governo Federal que sofrem irregularidades e fraudes no país, o Ministério da Cidadania e a Controladoria Geral da União trabalham para que estes casos sejam cada vez mais raros.

Além da possibilidade de realizar a consulta pública Bolsa Família 2022 e receber a lista dos nomes das pessoas inclusas, o valor liberado também é disponibilizado no ato da consulta.

Há duas formas pelo qual pode realizar a consulta pública Bolsa Família, são elas:

  • Site da Caixa Econômica Federal;
  • Portal da Transparência.

Infelizmente, o aplicativo Bolsa Família 2022 ainda não cobre este serviço que estará disponível em breve.

consulta pública Bolsa Família 2022


Consulta pelo CPF NIS

O benefício liberou a consulta pela ferramenta por nome SIBEC – Sistemas de Benefícios do Cidadão. Por este mecanismo, o beneficiário tem acesso às informações referentes ao valor, ao extrato, às novas parcelas e ao cadastro como um todo.

O Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec) é uma ferramenta muito importante na gestão do Programa Bolsa Família (PBF). No Sibec, o gestor municipal realiza ações de bloqueio, desbloqueio ou cancelamento dos benefícios financeiros das famílias. O Sibec também
fornece relatórios úteis para o acompanhamento do Programa no município.

Fonte: Portal Ministério da Cidadania

A consulta pode ser realizada por meio do NIS ou CPF do beneficiário. É necessário fazer um login, a senha utilizada pode ser a mesma usada para saque do Bolsa Família.

O método de consulta pode ser amplo, ou por estado, ou município e pode ser realizado por meio do portal oficial da Caixa Econômica Federal através do passo a passo abaixo:

  • Acesse o site da Caixa aqui;
  • Procure por programas sociais;
  • Vá para Bolsa Família;
  • Consultar Famílias Beneficiadas;
  • Inserir NIS ou CPF;
  • Clique em consultar.

consulta pública Bolsa Família 2022

É preciso usar o navegador Internet Explorer para uma melhor experiência com a página. O portal do Ministério da Cidadania também é responsável por divulgar as informações:

  • Acesse o Portal da Transparência aqui;
  • Benefício ao cidadão;
  • Clique em consulta;
  • Digite o CPF;
  • Pronto! Serão liberadas as informações sobre o beneficiado.

Para mais informações sobre a consulta pública Bolsa Família 2022, continue acompanhando a página.

https://www.youtube.com/watch?v=KhbvAEjK_Gk

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Consulta Pública Bolsa Família 2022: Consultar pelo CPF e NIS (SIBEC)

Eduarda de Andrade
Especialista em produção de conteúdo voltado para a internet desde 2019, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre programas do Governo federal com foco no Bolsa Família. Assim, trazendo para o nosso site, informações, notícias e dicas para melhorar informar os nossos leitores.