O Bolsa Verde 2022 é um auxílio do Governo Federal que tem a principal função de auxiliar as famílias de baixa renda. Assim como qualquer programa social, a inscrição exige que o interessado cumpra algumas regras. Veja mais detalhes a seguir e saiba quem tem direito e qual o valor do Bolsa Verde 2022!

GUIA DE CONTEÚDO
O que é Bolsa Verde 2022?
O programa tem a principal função de unir a preservação do meio ambiente e subsidiar recursos para as famílias de baixa renda.
O valor disponibilizado serve para as pessoas que mesmo em condições de vulnerabilidade econômica trabalham em prol da conservação ambiental.
A iniciativa começou em 2011 no governo da ex-presidente Dilma e fez parte do chamado Brasil Sem Miséria. A ideia teve parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Meio Ambiente e com dois institutos, o INCRA e o Instituto Chico Mendes.
Já se sabe que cerca de 100 mil pessoas, já foram beneficiadas com o programa. Além disso, as famílias inscritas no projeto devem usufruir dos recursos pelos quais conservam, isso de maneira consciente e trabalhando a favor na manutenção do meio ambiente.
Veja a seguir qual o valor do Bolsa Verde 2022 e quem de fato pode receber o benefício.
Quem tem direito ao Bolsa Verde?
Quem pode se inscrever no programa são as famílias que sobrevivem perto de áreas de conservação ambiental e que fazem o uso consciente dos recursos naturais.
Para ter direito ao valor, é preciso que as áreas conservadas sejam: locais onde tenham espécies nativas, ribeirinhas, pesca com sustentabilidade, manejo sustentável e afins.
O uso sustentável do meio ambiente tem relação direta com o uso dos recursos naturais de forma respeitosa a fim de conservar as reservas e contribuir para a proliferação das espécies e perpetuação dos ambientes naturais.
✓ Veja mais informações sobre benefícios sociais:
As áreas são pré-determinadas pelo Governo Federal que além de critérios próprios e especializados usam como parâmetro a priorização das reservas, verificação dos recursos naturais, extinção de espécies e motivos similares a esses.
O projeto Bolsa Verde 2022 disponibiliza até então uma ajuda de custo de R$ 300 e para entrar no programa, além de residir em torno da conservação tem que ser inscrito no CadÚnico do Governo Federal.
Além disso, é preciso estar em situação de extrema pobreza e assinar um documento disponibilizado junto aos CRA’s demonstrando interesse em participar do programa.
Lembrando que o cidadão ainda poderá fazer um agendamento CRAS 2022 para evitar pegar longas filas e melhor ser atendido.
Como se inscrever no CadÚnico
Para estar inserido nos programas do Governo Federal, inclusive o Bolsa Verde 2022, é fundamental que haja a inscrição do Cadastro Único.
Esse questionário será responsável por compilar as informações entregues junto ao CRAS e comprovar a veracidade dos dados.
Mesmo que a pessoa não precise mais integrar aos programas sociais, os dados ficam inseridos no sistema, caso haja necessidade de retorno.
Geralmente, os profissionais do CRAS visitam as residências de pessoas de baixa renda para que sejam feitos os cadastros e redirecionamentos aos programas sociais.
Caso contrário, as famílias podem direcionar presencialmente e levar os documentos de identificação com foto de todos os membros familiares, assim como carteira de trabalho, contrato ou todo documento que comprove renda.
Além disso, é fundamental levar o comprovante de residência e caso haja interesse em participar do Bolsa Verde 2022, preencher o questionário compatível.
Para manutenção do programa e evitar surpresas, os dados cadastrais precisam estar em dia com o sistema CadÚnico Bolsa Família 2022. Para mais informações sobre o Bolsa Verde 2022 e programas similares, continue acompanhando o portal.