Bolsa Família Cancelado ou Suspenso 2022: Como Voltar a Receber?

Se você teve o Bolsa Família cancelado ou suspenso 2022, continue lendo a seguir. Essa é uma das principais dúvidas dos beneficiados do programa, principalmente por não saber a quem recorrer. Veja a seguir a lista dos motivos que podem desencadear o Bolsa Família cancelado ou suspenso 2022!

Bolsa Família cancelado ou suspenso 2022
Bolsa Família cancelado ou suspenso 2022

Bolsa Família 2022

O benefício existe desde 2003 e tem subsidiado milhares de famílias brasileiras. O Bolsa Família 2022 é destinado às famílias pobres e extremamente pobres que tem renda mensal de R$ 89 a R$ 178.

Para a liberação do valor é preciso seguir alguns critérios e realizar uma inscrição junto ao Cadastro Único. O conhecido CadÚnico 2022 é um questionário que tem a principal função de reunir as informações sociais e analisar o índice de pobreza do Brasil.

O cadastramento é um pré-requisito, mas não implica na entrada imediata das famílias no Programa, nem no recebimento do benefício. Mensalmente, o MC – Ministério da Cidadania seleciona de forma automatizada as famílias que serão incluídas para receber o benefício.

Fonte: Portal Caixa

Uma vez incluso no programa, é de responsabilidade do beneficiário manter as informações do cadastro atualizadas caso haja alguma modificação no núcleo familiar. Entre as mudanças que merecem ser citadas são:

  • Alteração da renda mensal;
  • Nascimento ou óbito de algum membro;
  • Novo comprovante de residência.

Continue acompanhando para saber sobre o Bolsa Família cancelado ou suspenso 2022.


Cadastro Bolsa Família 2022

Até a liberação do valor, o beneficiado passa pela avaliação da base de dados. As etapas consistem em:

Bolsa Família Cancelado ou Suspenso 2022

O cadastramento, como mencionado, é a inclusão das informações dos dados junto ao CadÚnico. Geralmente essa etapa acontece na residência do futuro beneficiado, através de visitas domiciliares.

Contudo, se você tem a renda mensal informada acima e deseja receber o benefício, precisa dirigir ao CRAS mais próximo portando os seguintes documentos:

  • RG de toda família;
  • CPF dos membros;
  • Comprovante de Residência;
  • Carteira de Trabalho;
  • Carteira de vacinação das crianças;
  • Comprovante escolar das crianças e adolescentes até 17 anos.

As gestantes que compõem o núcleo familiar, precisam realizar o acompanhamento gestacional e comprovar por meio de documento junto ao CRAS.

Após a inserção dos dados no CadÚnico, as informações vão para o banco de dados. Essa é a fase em que os documentos serão avaliados para que sejam evitadas fraudes ou contradições com os dados que já foram recolhidos pelo sistema do governo.

De acordo com a Caixa, a seleção acontece mensalmente e os fatores mais relevantes neste momento de escolha são as informações sobre os membros familiares, como quantidade e renda individual.


Bolsa Família cancelado ou suspenso

O Bolsa Família cancelado ou suspenso 2022 pode acontecer caso haja incongruência de informações. Isto é, como dito acima o beneficiário precisa informar sobre as mudanças no ambiente domiciliar.

Mesmo se não houve qualquer modificação, é preciso anualmente a comprovação das informações escritas no primeiro dia do cadastro Bolsa Família 2022. O Bolsa Família cancelado ou suspenso 2022 é uma forma de forçar o comparecimento de forma presencial junto ao CRAS.

Bolsa Família Cancelado ou Suspenso 2022

É importante ficar atento, pois geralmente o sistema do Bolsa Família insere informações e chamadas por meio do extrato de pagamento do Bolsa Família 2022. O recadastramento também pode ser feito através das casas lotéricas.

Para isso, o beneficiário precisa ligar para o número:

  • 0800 726 02 07.

Após seguir os procedimentos da ligação, é necessário dirigir às agências lotéricas portando o documento oficial com foto.


Como voltar a receber o Bolsa Família?

Quando o benefício está suspenso é porque não houve o recadastramento Bolsa Família 2022. Outro motivo também pode ser a necessidade de cancelamento voluntário, caso a pessoa não precise mais ser assistido pelo benefício ou não se encontra mais em condição de vulnerabilidade social.

É válido mencionar que o beneficiário também pode acompanhar o valor ou a condição de cadastro através do aplicativo Caixa. Para isso, clique aqui.

Continue acompanhando a página para mais informações sobre o Bolsa Família cancelado ou suspenso 2022.

https://www.youtube.com/watch?v=p5acXnAK_OM

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Bolsa Família Cancelado ou Suspenso 2022: Como Voltar a Receber?

Eduarda de Andrade
Especialista em produção de conteúdo voltado para a internet desde 2019, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre programas do Governo federal com foco no Bolsa Família. Assim, trazendo para o nosso site, informações, notícias e dicas para melhorar informar os nossos leitores.