Bolsa Família Bloqueado 2022: Motivos e Como Desbloquear Online

Muitos beneficiários têm dúvidas sobre o que fazer no que diz respeito ao Bolsa Família bloqueado 2022. Segundo a Caixa Econômica, o processo pode acontecer devido alguns fatores, como por exemplo, ausência de atualização cadastral. Veja a seguir mais motivos e o que fazer para resolver a pendência do Bolsa Família bloqueado 2022!

Bolsa Família bloqueado 2022
Bolsa Família bloqueado 2022

Cadastro Bolsa Família 2022

O Bolsa Família é um programa social destinado às pessoas de baixa renda. Para se inscrever, é preciso ter cadastro no sistema do Governo Federal através do questionário do CRAS.

Além disso, é fundamental que se cumpra os requisitos para se inscrever nos projetos governamentais.

Os documentos do Bolsa Família 2022 no momento da inscrição precisam ser de todos os membros familiares, incluindo comprovante de renda, endereço, histórico escolar, carteira do SUS e de vacinação.

Após a aprovação cadastral, é preciso a ativação do cartão Bolsa Família 2022  que acontece em dois passos. Inicialmente, é preciso ligar para o telefone 0800 726 0207, em seguida, seguir os passos pedidos e direcionar à qualquer agência lotérica para finalizar o atendimento.

Será enviada uma carta para sua residência comunicando que sua família foi selecionada. Caso não tenha recebido, procure o setor responsável pelo Bolsa Família no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social ou Prefeitura de sua cidade.

É possível também consultar a situação do benefício através do Atendimento Caixa ao Cidadão no 0800 726 02 07.​

Fonte: Portal Caixa

O processo de recadastramento acontece da mesma forma e deve ser feito de forma anual a fim de evitar problemas com o sistema e perda do benefício.

Depois do cadastramento, o valor pode ser sacado nas agências Caixa ou casas lotéricas ou Bolsa Família Caixa TEM 2022. Para realizar o saque sem a apresentação do cartão, é necessário direcionar na Caixa com o documento original de identificação com foto.


Motivos para ter o Bolsa Família bloqueado 2022

O Bolsa Família bloqueado 2022 pode acontecer em algumas situações. Entre elas são:

  • Falha na atualização cadastral;
  • Renda maior que a informada anteriormente;
  • Descumprimento  das obrigações relacionadas à saúde e educação.

Esses são os principais pontos. Como mencionado, o cadastro do Bolsa Família precisa ser atualizado anualmente, caso não haja nenhuma mudança no núcleo familiar, ou atualizado instantaneamente em casos de óbitos e nascimentos. 

Caso a renda familiar aumente, seja através de um emprego formal ou outros fatores que ocasionam a mudança, o Ministério do Desenvolvimento, órgão responsável pelo Bolsa Família 2022, precisa ser informado através do CRAS.

Um motivo que poucas pessoas sabem é que o descumprimento de obrigações ligadas à saúde ou educação podem tornar o Bolsa Família bloqueado 2022.

Sendo assim, a frequência escolar é obrigatória e precisa ser comprovada de tempos em tempos. Além disso, a carteira de vacinação das crianças e adolescentes precisa estar em dia.


Como desbloquear o Bolsa Família?

O desbloqueio pode ser realizado de forma virtual ou presencial. Presencialmente, é necessário dirigir à alguma agência Caixa, a prefeitura do município ou ir ao CRAS mais próximo.

Os beneficiários que estão acessando a plataforma Caixa TEM podem realizar o desbloqueio de forma online. 

Para isso, é preciso ficar atento à plataforma, pois as notificações serão informadas por meio do aplicativo Bolsa Família 2022. Se o cancelamento foi por falta de documentação, o Caixa Tem permite a anexação dos documentos faltantes e a regularização junto ao sistema.

Essa é uma categoria que facilita o sistema e torna o serviço muito mais rápido e prático. Para mais informações sobre o Bolsa Família bloqueado 2022, continue acompanhando o portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Bolsa Família Bloqueado 2022: Motivos e Como Desbloquear Online

Eduarda de Andrade
Especialista em produção de conteúdo voltado para a internet desde 2019, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre programas do Governo federal com foco no Bolsa Família. Assim, trazendo para o nosso site, informações, notícias e dicas para melhorar informar os nossos leitores.