Auxílio Inclusão 2022: Conheça as Regras, Quem pode se inscrever? Inscrições

O auxílio inclusão 2022 é um benefício diferenciado estabelecido pelo Governo Federal que tem relação direta com o BPC. Para ser incluído no programa, é preciso cumprir alguns requisitos e realizar um cadastro prévio. Continue lendo e veja mais detalhes sobre o auxílio inclusão 2022!

Auxílio inclusão 2022
Auxílio inclusão 2022

O que é auxílio inclusão 2022?

O auxílio inclusão 2022 é um valor disponibilizado às pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada- BPC. O BPC é um auxílio que ampara os brasileiros que estão em condição de vulnerabilidade econômica, o público-alvo são idosos e pessoas com deficiência.

Os idosos para terem direito devem comprovar idade igual ou superior a 65 anos. O critério renda também é levado em consideração. Os inscritos precisam comprovar renda de até ¼ renda e não podem ser assistidos por nenhum outro programa do Governo Federal.

Os deficientes que cumprem com as regras relacionadas à renda podem receber o valor que equivale a um salário mínimo. O valor disponibilizado não precisa de contribuição prévia com a Previdência Social 2022. Contudo, é fundamental a realização de perícia médica para liberação do valor.

Atualmente, a lei que equivale ao LOAS sofreu uma modificação. As mudanças têm a ver com a continuidade do benefício mesmo quando as pessoas entram no mercado de trabalho formal.

Contudo, o valor disponibilizado não é integral. A partir do momento em que a pessoa deficiente entra no mercado de trabalho, é redirecionada ao novo programa que tem por nome auxílio inclusão 2022.

Para entrar no programa, o beneficiário precisa estar inserido e receber o BPC Loas 2022. Esse público-alvo pode voltar a receber o valor integral caso perca o vínculo empregatício.

Dessa forma, o auxílio inclusão 2022 tem a principal intenção de incentivar o trabalho formal, possibilidade de contribuição com a Previdência e crescimento do país como um todo.


Como se inscrever auxílio inclusão 2022?

Para se inscrever é preciso antes cumprir os requisitos do LOAS, portanto, o cadastro é fundamental. A solicitação do benefício pode ser realizada em qualquer CRAS. Podendo ainda fazer um agendamento CRAS 2022 para agilizar o seu atendimento.

O Centro de Referência de Assistência Social é o órgão responsável por amparar o futuro beneficiário. Depois desse processo inicial, é necessário agendar o atendimento na Previdência Social, seja para perícia ou entrega dos documentos necessários.

É importante mencionar que o BPC funciona como um amparo. Sendo assim, no momento em que o beneficiário declarar melhorias nas condições referentes à renda, o valor é suspenso. Além disso, a revisão do benefício é feita a cada 2 anos.

Auxílio inclusão 2022

✓ Veja mais detalhes sobre benefícios sociais:


Quem pode se inscrever no beneficio?

Como um benefício novo, o auxílio inclusão 2022 tem um público característico. E para ter direito, um conjunto de regras precisam ser cumpridas. Veja detalhes para recebimento do novo benefício do Governo Federal:

  • O beneficiário precisa comprovar que  foi assistido pelo programa ao menos 1 vez nos últimos 5 anos;
  • O valor do salário pago pelo vínculo empregatício não pode ultrapassar o referente a 2 salários mínimos em vigor;
  • A deficiência deve ser comprovada em grau moderado ou grave.

O texto também sofreu alguns ajustes. As pessoas que recebem o benefício devido à deficiência precisam comprovar o grau, além de apresentar documentos que mostrem os gastos como despesas com medicamentos especializados, tratamentos direcionados ou alimentos próprios, por exemplo.

O valor disponibilizado pelo auxílio inclusão 2022 é equivalente a R$ 550 e é regulamentado pela Lei de nº 14.176. Segundo o Ministério da Cidadania, este benefício não poderá ser acumulado com outras assistências do INSS. Para mais detalhes, continue acompanhando o portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Auxílio Inclusão 2022: Conheça as Regras, Quem pode se inscrever? Inscrições

Eduarda de Andrade
Especialista em produção de conteúdo voltado para a internet desde 2019, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre programas do Governo federal com foco no Bolsa Família. Assim, trazendo para o nosso site, informações, notícias e dicas para melhorar informar os nossos leitores.