Auxílio Brasil 2022: Inscrições, Regras e Valores do Novo Bolsa Família

O Auxílio Brasil 2022 é um benefício estabelecido pelo governo Bolsonaro para algumas famílias específicas. Sendo assim, separamos as principais informações sobre regras, valores e como se inscrever para receber o Auxílio Brasil 2022!

Auxílio Brasil 2022
Auxílio Brasil 2022

O que é o Auxílio Brasil?

Pode ser explicado como um novo Bolsa Família. Não é de hoje que Jair Bolsonaro informa sobre o desejo de fazer uma reformulação no programa e adequar valores visando ampliar os beneficiários, segundo o presidente.

Outra proposta defendida pelo auxílio é proporcionar crescimento aos assistidos pelo programa, já que visa fazer com que os inscritos tenham a possibilidade de futuramente deixar o programa e conseguir uma fonte de renda própria.

O processo será gradual. Dessa forma, inicialmente a troca será feita entre os assistidos pelo Bolsa Família 2022, já que automaticamente os cadastros serão remanejados.

Como é um projeto novo, novas regras serão estabelecidas. Desse modo, as pessoas que cumprem os requisitos para participar, devem realizar um cadastro no sistema do Governo Federal chamado de CadÚnico.

Entre as principais novidades está proporcionar um subsídio mesmo após a conquista do emprego formal. Os grupos de agricultores e produtores em geral também estão entre os assistidos pelo Auxílio Brasil 2022.

O programa também visa amparar as pessoas que estão em condição de vulnerabilidade econômica e não conseguem suprir as necessidades básicas.

De acordo com o projeto, os agricultores que estão em situação de pobreza recebem juntamente com o Auxílio Brasil 2022, o Auxílio Inclusão Produtiva Rural. O prazo máximo para recebimento é de 36 meses.


Quais são as regras para participar do programa?

O programa é destinado aos beneficiários do Bolsa Família, mais aquelas pessoas que cumprem os requisitos do programa. Entretanto, é preciso lembrar que o projeto envolve várias categorias e as regras variam entre si.

Entre as categorias são:

  • Benefícios Primeira Infância;
  • Benefício Composição Familiar;
  • Superação de Extrema Pobreza;
  • Auxílio Esporte Escolar;
  • Bolsa de Iniciação Científica Júnior;
  • Auxílio Criança Cidadã;
  • Inclusão Produtiva Rural e Urbana;
  • Compensatório de Transição.

Os programas que se referem à composição familiar é preciso ter presente no núcleo crianças de até 36 meses ou gestantes de até 21 anos. O que se refere à renda precisa haver uma análise no sistema após inserção dos dados no CadÚnico Bolsa Família 2022.

✓ Veja mais detalhes sobre benefícios sociais:

Os auxílios para área educacional são para estudantes e alunos que têm destaque na unidade escolar. O Criança Cidadã é para famílias que têm crianças em idade de creche, porém, não conseguiram vaga na unidade.

A Inclusão Produtiva é para aqueles que comprovem vínculo trabalhista e o Compensatório e Transição é para os beneficiários que sofreram redução de valor ao mudar de programa.


Como se inscrever no Auxílio Brasil 2022?

Como mencionado, a inscrição é automática para os inscritos no Bolsa Família. Caso contrário, é preciso realizar um cadastro no Cadúnico. Geralmente, a visita acontece por parte dos profissionais do órgão.

Entretanto, caso você cumpra os requisitos renda mensal e familiar de R$ 89 até R$ 178 reais ou tenha quaisquer dúvidas sobre a entrada para recebimento do benefício, pode dirigir ao CRAS mais próximo de sua residência.

Deve-se apresentar os seguintes documentos: Documento de Identificação com foto de toda família, comprovação de renda, comprovante de endereço, carteira de trabalho, carteira de vacinação das crianças, comprovante escolar.

É importante lembrar que após o cadastro realizado e o recebimento do valor, qualquer alteração do núcleo familiar deve ser enviado ao CRAS sob pena de cancelamento do valor do benefício.

Os valores do Auxílio Brasil 2022 ainda não foram disponibilizados. Entretanto, para mais detalhes sobre o benefício e novidades sobre o programa, continue acompanhando o portal.

 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Auxílio Brasil 2022: Inscrições, Regras e Valores do Novo Bolsa Família

Eduarda de Andrade
Especialista em produção de conteúdo voltado para a internet desde 2019, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre programas do Governo federal com foco no Bolsa Família. Assim, trazendo para o nosso site, informações, notícias e dicas para melhorar informar os nossos leitores.