Aumento do Bolsa Família 2022: Qual o Novo Valor? Saiba Reajuste

O aumento do Bolsa Família 2022 é uma das propostas do até então governo vigente. De acordo com os projetos, o aumento vai abranger mais pessoas ao programa. Além do reajuste, se sabe que novas configurações serão dadas após o aumento do Bolsa Família 2022. Saiba mais detalhes a seguir!

Aumento do Bolsa Família 2022
Aumento do Bolsa Família 2022

Como funciona o Bolsa Família?

O Bolsa Família é um benefício liberado às famílias de baixa renda. As pessoas que estão em condição de vulnerabilidade devem fazer o cadastro no CRAS por meio do CadÚnico Bolsa Família 2022 mais próximo e levar todos os documentos dos membros do núcleo familiar.

Além disso, é fundamental que depois do cadastro e da liberação do benefício, os representantes legais de cada família se preocupem em atualizar o cadastro junto ao sistema do Governo Federal.

O cadastro precisa ser atualizado de tempos em tempos e a informação aparece por meio do extrato do benefício. Entretanto, caso haja alguma mudança como de endereço, nascimento ou óbito, os novos dados precisam ser informados ao CRAS.

Os valores podem ser sacados nas agências ou casas lotéricas e é enviado um cartão nas residências dos cadastrados. Porém, com as mudanças existentes, os valores estão sendo disponibilizados nas contas digitais.

As poupanças digitais permitem que o benefício chegue ao beneficiário com a possibilidade de utilizar na maneira online. Sendo assim, é permitido fazer compras e colocar recargas, inicialmente.

Com o cumprimento do prazo estabelecido no calendário, fica disponível o saque e as transferências dos valores. Veja a seguir mais mudanças no benefício e o aumento do Bolsa Família 2022.


Qual o novo valor do aumento do Bolsa Família 2022?

Entre as mudanças existentes do novo Bolsa Família está o ajuste do valor. De acordo com o presidente Jair Bolsonaro, o valor vai subir cerca de 50%, atualmente em torno de R$ 189.

Entretanto, os ajustes dependem do cadastro de cada usuário, já que as configurações para o programa mudaram e, portanto, existe o chamado “Núcleo Básico” e as categorias adicionais.

O Núcleo Básico tem a ver com a forma e composição familiar. Essa categoria inclui primeira infância, extrema pobreza e núcleo familiar.  A categoria inicial é para famílias que apresentam crianças de até 3 anos no núcleo familiar e é possível receber até 5 benefícios.

✓ Veja mais detalhes sobre benefícios sociais:

Já a segunda categoria é para pessoas de até 17 anos, gestantes ou crianças acima de 3 anos. A principal função dessa categoria é o incentivo à manutenção do estudo.

Para superação da pobreza, não há limite de quantidade de categorias que são permitidas no agrupamento. Esse, portanto, é o principal motivo que explica o aumento do Bolsa Família 2022.


Quais são as outras mudanças no benefício

As outras modificações, além do nome que vai se chamar Auxílio Brasil 2022, o Novo Bolsa Família conta com mais seis alas ou categorias abertas à inclusão das famílias.

Entre elas, estão: Esporte escolar, iniciação científica, criança cidadã, inclusão produtiva rural, inclusão produtiva urbana e compensação de transição. Esse último, é destinado às pessoas que tiveram os valores recebidos modificados devido à troca de categoria, portanto, mudança em decorrência da alteração do programa. 

As categorias citadas acima são de incentivo ao estudo, à pesquisa e à formação de jovens cientistas. As alas referentes à produção urbana são para pessoas que estão em um emprego formal.

As medidas emancipatórias são destinadas às pessoas que se desvincularam do programa e não se enquadram em nenhuma categoria.

Sendo o Auxílio Brasil, o cadastro ficará ativo por 2 anos permitindo assim a continuidade do recebimento do benefício. Para mais detalhes sobre o aumento do Bolsa Família 2022, continue acompanhando o portal.

 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Aumento do Bolsa Família 2022: Qual o Novo Valor? Saiba Reajuste

Eduarda de Andrade
Especialista em produção de conteúdo voltado para a internet desde 2019, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre programas do Governo federal com foco no Bolsa Família. Assim, trazendo para o nosso site, informações, notícias e dicas para melhorar informar os nossos leitores.