A aposentadoria para pessoa de baixa renda 2022 tem sido um dos temas de mais interesse entre os brasileiros. Devido à pandemia e altos índices de fome e miserabilidade, as pessoas buscam mecanismos de como melhorar a qualidade de vida. Se você se adequar às características citadas, continue acompanhando mais informações sobre a aposentadoria para pessoa de baixa renda 2022!

GUIA DE CONTEÚDO
Qual a diferença entre BPC e aposentadoria para baixa renda?
Muitas pessoas têm dúvidas sobre esses dois conceitos e confundem sobre a origem e o funcionamento desses dois valores. Inicialmente, é importante lembrar que o BPC também chamado como Benefício de Prestação Continuada é um valor pago aos deficientes ou idosos de baixa renda.
Para receber o valor é preciso estar inserido nas regras do programa. Sendo assim, o valor disponibilizado é de um salário mínimo e para ter direito ao pagamento mensal é necessário comprovar que a renda familiar mensal é de até 1 ⁄ 4 do salário mínimo.
Os idosos que podem ser assistidos pelo programa devem ter acima de 65 anos. Dessa forma, por ser um benefício governamental não há pagamento de 13º salário e nem pensão.
Além disso, o beneficiário não pode receber outro valor fruto de benefício. Para a manutenção do recebimento e evitar possíveis erros, é fundamental que haja a renovação constante do cadastro. A solicitação é feita de forma gratuita por meio do CRAS, desse modo, não é necessário a ação de advogados e afins.
Por ser um benefício do governo há a necessidade de cadastro no CRAS e entrega de toda a documentação necessária.
Já a aposentadoria de pessoas de baixa renda 2022 renda se difere pelo fato de que há uma contribuição com a previdência de forma que possibilite uma aposentadoria após a contribuição mensal.
Além disso, é destinada apenas a alguns grupos específicos. Veja a seguir detalhes e saiba como solicitar a aposentadoria para pessoa de baixa renda 2022.
Quem pode solicitar essa aposentadoria?
Essa aposentadoria é específica para determinados grupos e para contribuir com esses valores é preciso ter renda familiar comprovada de até 2 salários mínimos, não pode exercer nenhuma função remunerada ou de caráter formal, estar inscrito no CadÚnico e exercer apenas atividades do lar.
Sendo assim, a aposentadoria para pessoa de baixa renda 2022 é destinada às donas de casa ou homens que realizam apenas atividades domésticas. Entretanto, os empregados domésticos não estão inclusos nessa regra.
Isso porque já são assistidos pela CLT e portanto, já têm direito aos benefícios mencionados pela Previdência Social.
Com a contribuição, as donas de casa terão direito à auxílio-doença, aposentadoria 2022,pensão por morte, salário-maternidade, auxílio-acidente e todos os outros benefícios atribuídos por lei. Contudo, o percentual pago equivale a 5% do salário mínimo.
Entretanto, caso queira completar a porcentagem até os 20%, as donas de casa já passam a ter direito à contribuição por tempo de serviço. Veja a seguir mais detalhes e saiba como pedir a aposentadoria para pessoa de baixa renda 2022.
Como pedir a aposentadoria para pessoa de baixa renda 2022?
Antes de explicar o passo a passo é fundamental informar sobre os prazos de carência para recebimento dos benefícios ou aposentadoria. A contribuição por idade será de 15 anos. Já os prazos para recebimento do benefício dependem do tipo e podem variar entre 10 até 24 meses.
Antes da reforma, os prazos e regras para a solicitação desse tipo de aposentadoria era de 60 anos para mulheres e 65 anos para homens além de 15 anos de contribuição.
Após todo o procedimento e novas regras atribuídas ao regime previdenciário é acrescido mais dois anos para as mulheres. Então além dos 15 anos de contribuição, as mulheres precisam ter 62 anos e os homens 65.
A aposentadoria para pessoa de baixa renda 2022 segue a lei de número 12470 do ano de 2011. Para solicitar, é necessário dirigir-se ao INSS e pedir a solicitação de contribuinte facultativo. Após a solicitação serão liberadas guias para pagamento.
✓ Veja mais benefícios que você pode solicitar:
As guias iniciais podem ser liberadas no momento do pedido após a análise dos dados.
Depois do procedimento, o contribuinte pode recolher as novas guias e informar sobre as novidades da aposentadoria através do portal do INSS ou por meio do app do órgão. Para mais detalhes sobre o assunto, continue acompanhando o portal.