Aposentadoria de Pessoas de Baixa Renda 2022: Inscrições e Regras

A aposentadoria de pessoas de baixa renda 2022 é um dos temas mais procurados por quem deseja contribuir com a Previdência Social. Essa modalidade exige o cumprimento de regras e que sejam feitas inscrições para adesão ao programa. Ficou interessado? Continue acompanhando e saiba tudo sobre a aposentadoria de pessoas de baixa renda 2022!

Aposentadoria de pessoas de baixa renda 2022
Aposentadoria de pessoas de baixa renda 2022

O que é a aposentadoria de pessoas de baixa renda 2022?

Garantir um emprego formal, além de outros benefícios, traz um certo alívio, pois a contribuição com a Previdência Social 2022 garante uma aposentadoria  futuramente.

Contudo, os brasileiros que  exercem funções de dona de casa ou que vivem na informalidade podem ter uma aposentadoria de pessoas de baixa renda 2022. 

Essa condição é possível pelo fato da própria pessoa realizar o pagamento em formato de boleto mensal. Esse pagamento tem um percentual de 5% do salário mínimo em vigor.

Com o pagamento mensal, quando completar a quantidade de anos correta de contribuição, é possível entrar com o pedido de aposentadoria.

Outra questão importante a ser pontuada é que nem todas as pessoas podem realizar essa contribuição. Pessoas que exercem atividade remunerada e formal não têm direito a esse tipo de aposentadoria.

Aposentadoria de pessoas de baixa renda 2022

Sendo assim, empregados domésticos não podem pagar esse percentual de contribuição. Para este grupo específico, existe uma aposentadoria própria.


Quais são as regras para se inscrever?

Para ter direito a receber a aposentadoria de pessoas de baixa renda 2022, é preciso cumprir alguns requisitos. Dentre as regras necessárias estão:

  • Estar inscrito do Cadastro Único do Governo Federal – o CadÚnico 2022;
  • Não ter trabalho formal;
  • Ter renda familiar de até 2 salários mínimos;
  • Não exercer nenhum trabalho remunerado, exceto fruto do Bolsa Família.

É importante mencionar que essa contribuição mensal com direito à aposentadoria em nada se assemelha com o BPC Loas 2022.

O Benefício de Prestação Continuada, embora seja para pessoas que estão em condição de vulnerabilidade, é um auxílio, não sendo necessário nenhum tipo de contribuição prévia.

O valor é direcionado a deficientes e idosos e pode ser cancelado a partir do momento em que o cadastrado não tiver mais necessidade da ajuda mensal.

Já essa aposentadoria é vitalícia, ou seja, após o prazo de contribuição à Previdência, o valor é liberado mensalmente enquanto o contribuinte estiver em vida.

Além do valor da aposentadoria, a contribuição ao INSS permite que o segurado tenha a possibilidade de ser assistido pelos seguintes benefícios:

  • Auxílio-doença;
  • Aposentadoria por Invalidez;
  • Salário Maternidade;
  • Pensão por Morte;
  • Auxílio Alimentação 2022;
  • Auxílio Reclusão.

O percentual de contribuição varia de 5% até 20%. A porcentagem inicial não garante a possibilidade desse tipo de aposentadoria, então, a partir de 15% que o segurado por aposentar mediante o tempo de contribuição exercido.


Inscrição aposentadoria de pessoas de baixa renda 2022

A inscrição da aposentadoria de pessoas de baixa renda 2022 pode ser feita presencialmente junto ao CRAS do seu município, podendo ainda fazer um agendamento CRAS 2022.

É válido informar que para aposentar, os homens devem realizar 20 anos de contribuição, já as mulheres precisam ter 15 anos como o mínimo de prazo para contribuição.

As mulheres em condição de pobreza extrema podem realizar a contribuição de 5%. A esse grupo, o valor recolhido será por 15 anos e é necessário ter faixa etária de 62 anos.

A contribuição também pode ser realizada através de alguma agência do INSS. Basta dirigir ao setor de atendimento e informar a respeito do contribuinte facultativo de baixa renda.

Depois de inscrito, a guia de pagamento pode ser acessada através do portal oficial do Meu INSS. Para acessar, clique aqui.

Para mais detalhes sobre a aposentadoria de pessoas de baixa renda 2022, continue acompanhando o portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Aposentadoria de Pessoas de Baixa Renda 2022: Inscrições e Regras

Eduarda de Andrade
Especialista em produção de conteúdo voltado para a internet desde 2019, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre programas do Governo federal com foco no Bolsa Família. Assim, trazendo para o nosso site, informações, notícias e dicas para melhorar informar os nossos leitores.