13° Bolsa Família 2022: Quem Recebe? Valor e Datas de Pagamento

O 13° Bolsa Família 2022 é uma parcela extra que está sendo disponibilizada aos cadastrados no benefício. Para receber, é preciso seguir alguns critérios desde o momento do cadastro inicial. O pagamento também vai seguir uma ordem específica. Acompanhe mais detalhes sobre o 13° Bolsa Família 2022 no texto abaixo!

13° Bolsa Família 2022
13° Bolsa Família 2022

Bolsa Família

O Bolsa Família é um auxílio pago mensalmente às famílias que estão na linha da pobreza. Além da intenção de diminuir as desigualdades existentes no país, o valor disponibilizado muitas vezes é a única fonte de renda e sustento desse grupo.

O surgimento desse benefício aconteceu em 2003 com a união de outros projetos que vigoravam na época. Com a evolução do projeto e com todos de assistência oferecida aos que estão em situação de vulnerabilidade, cerca de 15 milhões de brasileiros são inscritos no programa.

Para receber, é necessário que antes seja feito um cadastro no sistema do Governo Federal. Por meio do CadÚnico 2022, as informações são reunidas e direcionadas ao programa que compete àquele brasileiro.

As inscrições são feitas no CRAS, isto é, Centro de Referência da Assistência Social, que por meio de entrevistas recolhe os cadastros e envia ao banco de dados. Normalmente, os bairros periféricos recebem a visita dos profissionais e o questionário é feito residencialmente.

13° Bolsa Família 2022 

Contudo, as pessoas que se enquadram nas regras e ainda não recebem o benefício mensal, podem se dirigir ao CRAS com os documentos em mãos e realizar o cadastro.

Para ter direito ao valor do Bolsa Família 2022 é preciso:

  • Ter renda mensal entre R$ 89 e 178;
  • Não possuir outra fonte de renda.

Continue acompanhando e saiba tudo sobre o 13° Bolsa Família 2022.


O que é 13° Bolsa Família 2022 

A parcela extra foi incluída também no Bolsa Família. Por meio do 13º, muitas famílias conseguem pagar dívidas e realizar algumas atividades que não conseguem no dia a dia.

O 13º dos trabalhadores é uma lei que vigora desde os anos 60. Contudo, o valor extra foi liberado aos beneficiados recentemente.

O pagamento do 13° Bolsa Família 2022 será feito de forma gradual, respeitando a data de nascimento e o final do número do NIS no cartão do auxílio.

O Número de Identificação Social tem o intuito de organizar as pessoas que são inscritas no CadÚnico Bolsa Família 2022 e que recebem subsídio do Governo Federal.


Quem pode receber o abono? 

O valor será direcionado aos beneficiários que já recebem o auxílio. Assim como acontece normalmente com o pagamento Bolsa Família 2022, o valor será liberado seguindo alguns critérios.

Todos os beneficiários do Bolsa Família estão inclusos no programa e vão receber o benefício”, garantiu Seleno Guedes, secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.

Fonte: Portal G1

Para ser incluído no programa, como mencionado anteriormente, é preciso fazer o cadastro junto ao CRAS. Entre os documentos necessários são:

  • Documento de Identificação do responsável pelo benefício e de toda a família;
  • Carteira de vacinação infantil;
  • Comprovante escolar dos membros familiares que frequentar as unidades;
  • Carteira de trabalho dos membros;
  • Comprovante de Residência;
  • Comprovante de consultas de pré-natal (para membros gestantes).

Qual o valor pago do 13° Bolsa Família 2022

O valor foi estipulado antecipadamente e de acordo com o Governo Federal, o 13° Bolsa Família 2022 será disponibilizado no valor de até R$ 150.

Os beneficiários que recebem um valor menor a esse, têm grandes chances do 13° Bolsa Família ser aumentado gradativamente.

O pagamento está sendo liberado pela poupança social digital. Inicialmente, o beneficiário tem acesso ao valor por meio do Caixa Tem e pode realizar compras e quitação de boleto online.

Para baixar o aplicativo Bolsa Família 2022 e ficar atento às mudanças do benefício, clique aqui.


Calendário Bolsa Família 2022

O calendário Bolsa Família 2022 do benefício foi divulgado. Acompanhe a seguir as datas que obedecem ao final do NIS de cada beneficiário pelo programa. Veja abaixo:

  • 1: 18 de março;
  • 2: 19 de março;
  • 3: 22 de março;
  • 4: 23 de março;
  • 5: 24 de março;
  • 6: 25 de março;
  • 7: 26 de março;
  • 8: 29 de março;
  • 9: 30 de março;
  • 0: 31 de março;

Para mais informações e detalhes sobre o 13° Bolsa Família 2022, continue acompanhando a página.

https://www.youtube.com/watch?v=gj-26w4u0ZA

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

13° Bolsa Família 2022: Quem Recebe? Valor e Datas de Pagamento

Eduarda de Andrade
Especialista em produção de conteúdo voltado para a internet desde 2019, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre programas do Governo federal com foco no Bolsa Família. Assim, trazendo para o nosso site, informações, notícias e dicas para melhorar informar os nossos leitores.